quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Stock Car Light


O Campeonato Brasileiro de Stock Car Light funciona como acesso à Stock Car. A categoria é destinada a pilotos com experiência em campeonatos menores, mas não em competições superiores.
Podem participar da Stock Light os pilotos classificados entre os dez primeiros em qualquer Campeonato Brasileiro, os classificados em até décimo lugar na Stock Junior e os que completaram, no mínimo, três provas da Stock Junior no ano anterior. Por outro lado, estão impedidos de participar da categoria os pilotos que tenham sido campeões gerais da Stock Car e aqueles que tenham vencido qualquer etapa da Stock Car nos últimos cinco anos.
O campeonato da Stock Car Light acontece em nove etapas. A duração de cada prova é definida pela direção de cada etapa, e o máximo de carros permitido em uma mesma etapa é de 32. Em uma temporada completa, são disputados os títulos de piloto e de equipe. A distribuição de pontos por prova é feita de acordo com a tabela:

Posição Pontuação
25
20
16
14
12
10
9
8
7
10° 6
11° 5
12° 4
13° 3
14° 2
15° 1

A formação do grid acontece por meio de tomadas de tempo. O número de treinos classificatórios é definido pela organização de cada prova, mas o piloto que obtiver o melhor tempo é o pole position, e assim sucessivamente. A largada é feita de forma lançada - ou seja, após uma volta de apresentação, o diretor de prova mostra uma bandeira verde e os pilotos iniciam a corrida.
 
Stock Light
 
Veja as principais características dos carros:
Veículos: turismo, com chassi igual para todos
Motor: V8 com 350 cavalos
Peso: mínimo de 1.260 kg (com o piloto)
Combustível: gasolina
Transmissão: mecânica de 5 velocidades 



 Fonte: How Stuff Works

Nenhum comentário:

Postar um comentário